Mouse force feedback, o mouse que vibra

Um mouse que vibra quando se aciona o botão esquerdo (ou MOUSE 1 para os gamers) parece uma ideia interessante, e resolvi colocar em pratica usando meus conhecimentos básicos de eletrônica.

Como um mouse desse tipo só serve para Jogos de tiro, recomendo um mouse USB,  para essas horas, ou colocar uma chave para ligar desligar o circuito.

Basicamente o tutorial do make  mostra um  transistor NPN e no esquema um PNP. A principio não entendi o porque do erro em uma coisa tão simples, mas depois do primeiro circuito feito acabei descobrindo.

O circuito é muito simples e usa o transistor como se fosse um interruptor eletrônico que aciona o motor de um vibra-call  sucata de um velho celular. Este circuito pode ser montado facilmente em uma placa universal. Aquela toda furadinha, o grande segredo e polarizar corretamente os diodos e o transistor, sim eu errei varias vezes.

 

Primeiramente deve se abrir o seu querido mouse que deve ser usb, e localizar a entrada do cabo, normalmente 4 fios (pode ter o quinto que é o mesmo que GND) e descobrir quem é quem V+, GND,  data 1 e data 2. Só serão usados os dois primeiros. Use um multi-teste para identificar que é quem, mas normalmente só de olhar já é possível identificar o GND, que cobre a maior parte da placa (blindagem). Outra maneira é observar a polarização dos capacitores eletrolítico o negativo (-) sempre vai para o GND.

 

Seguindo as trilhas

A parte que eu considero mais complexa e estudar aonde retirar o sinal do MOUSE1, no vídeo tutorial ele usa um mouse da Microsoft que possivelmente usa o V+ no botão para polarizar o transistor através do resistor de 1K, mas como o mouse que eu tinha como cobaia, usava o GND tive que mudar o circuito.

Para testar é fácil, verifique se tudo esta ligado corretamente e solde o positivo e o GND nos locais corretos (mouse desligado é claro) e encoste  o fio que leva ao resistor de 1K no V+ o motor do vibra deve funcionar, se for o circuito inverso no GND, se tudo funcionar solde o fio no polo oposto ao V+ (ou GND no inverso) deve funcionar quando acionar o botão. No meu teste o resistor de 1K não foi suficiente pois depois de acionado (polarizado o transistor) o motor não parava mais.  Tive que colocar um diodo em serie com o resistor para resolver. Depois só fixar o motor  e fechar.

Lista de componentes

  • 1 Transistor BC548, e ou BC 568
  • 1 resistor de 1k
  • 3 Diodos 1N4148
  • Placa universal.
  • motor de vibra call
  • Ferro de solda
  • multi-teste
  • Paciência!

Em jogos de tiro faz alguma diferença pois quando você atira  ele deixa o mouse mais solto e ajuda a compensar o recoil. Infelizmente não consegui ainda fazer funcionar no meu X7, pois o sinal que sai do MOUSE1 é de muito baixa tensão e não consegue polarizar o transistor . E deveria  colocar mais um para amplificar o sinal. Nestas horas sinto muito falta das aulas de eletrônica da ETF-SC em que o professor Chico boicotou, não ensinado nada!

Via blog.makezine.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *