Leonid Rogozov, Autoatendimento em Medicina

Soviet Antarctic expedition Leonid Rogozov

 

Único medico em uma expedição na Antártica, com apendicite, sem possibilidade de remoção para tratamento, solução: Operar a si mesmo. Parece roteiro de House, mas não é.

Aconteceu em 29 de abril de 1961,  Leonid Rogozov medico 6th Expedição Soviética Antártica  na época com  27 anos sentia dor no lado direito do inferior do abdome seguido de febre. sem esperança para para ser transferido de avião e sendo o único medico na estação  “Novolazarevskaya”.Na noite seguinte, com a colaboração de um meteorologista como auxiliar, um engenheiro mecânico um cientista como instrumentadores e mais  o motorista segurando o espelho, para poder ter uma visão em outro engulo.

Pelo espelho ou pelo toque ele removeu um apêndice inflamado e injetou antibiótico na cavidade abdominal. Após  30 ou 40 minutos do início da operação teve vertigem e desmaiou, depois de recobrar a consciência continuou a cirurgia fazendo varias pausas  para descanso. No final, à meia-noite a operação com duração de 1 hora e 45 minutos havia terminado, e em cinco dias a temperatura se normalizou, e com 7 dias  os pontos foram retirados.

Leonid Rogozov, auto atendimeto não é para os fracos
Rogozov em recuperação

A Antártica tem a tradição de tirar o melhor dos homens que lá se aventuram. Difícil de se acreditar? um outro medico em sua estada no polo sul, por contatos pela interne. localizou as fontes e ate conversou com o filho de Leonid, que curiosa mente se tornou anestesista.

Em recuperação, e curtindo o futuro garoto propaganda do Linux

Rogozov KI: Auto-operação. Soviet Antarctic Expedition Information Bulletin 4:233, 1964 . Expedição Antártica Soviética Boletim Informativo 4:233, 1964

Via doctorross.co.za

Via englishrussia.com

{loadposition user7}

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *