LCROSS da NASA vai colidir com a lua

E desta vez é de proposito! Sexta feira 9 de outubro as 7:31 da manha a sonda centaur e seguida cinco minutos após pela SSC, ambas do  projeto Lunar Crater Observation and Sensing Satellite ou LCROSS, vão atingir a lua próximo ao polo sul lunar,

diferente de algumas sondas suicidas como as Ranger’s ou outras americanas e russas que se espatifaram na primeira corrida a lua, esta tem objetivos bem mais profundos.
O impacto vai ser transmitido ao vivo pela NASA TV e em diversos locais (só nos EUA) para o publico, e na internet pela pagina da NASA TV para os moradores do resto do mundo, em anexo um arquivo em PDF para os astrônomos amadores que quiserem visualizar, via telescópio, a projeção de poeira.

Com certeza você vai pensar para que gastar rios de dinheiro pra criar uma cratera artificial e uma coluna  de pó?

LCROSS, LRO e Centaur, durante a “Trans-Lunar Injection”, 46 minutos após o lançamento.

Este é o primeiro passo para a nova exploração da lua, e que para ficar alem de uma breve visitinha é necessário; água! Para se estabelecer na superfície a água é um fator vital e logístico. A quantidade e a maneira de retirar esta água é o fator determinante para a futura missão,  o impacto do modulo Centaur deve levantar uma coluna de poeira de alguns quilômetros acima da cratera Cabeus e iluminada pelo sol as partículas serão analisadas por espectrômetros e muitos outros instrumentos  das sondas Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), Lunar Prospector ( LP), Chandrayaan-1 ea nave espacial JAXA Kaguya. E como a de telescópios a qui na terra.

O mesmo lançamento colocou em orbita da lua o LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter)

Também o importante e ressaltar que como o Centaur vai atingira lua mais rápido que um  projetil o material expelido não sera só da superfície, mas principalmente os de uma certa profundidade, inacessíveis através dos processos normais de exploração a distancia, e por sondas-robô, e descobrir um pouco mais da historia da lua, já que sua superfície vem sendo bombardeada por meteoritos e diversos tipos de radiação através de toda a sua existência.
http://www.nasa.gov/mission_pages/LCROSS/main/index.html

A Centaur (ultimo estagio do foguete) utilizado como projetil e o SSC que ira transmitir os o impacto ate se espatifar logo depois. 

Um “musical” da NASA explicando o projeto.

Via crunchgear

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *