Hic sunt dracones ( Aqui há dragões)

Criei um gif animado de um Chinook em operação Iraque somente para mostrar o efeito da eletricidade estática nas pás dos rotores do helicóptero, um fenômeno que acontece frequentemente na decolagem ou na aterrissagem,

devido ao atrito com poeira em suspensão, visível somente em locais muito escuros, locais estes que por sinal estão cada vez mais raros, devido ao excesso de iluminação noturna, mas isso e outro assunto.

Quando fui testar no Firefox nada, só ficou a primeira imagem estática, e no obsoleto IE6 funcionou! Que droga não o que foi que ouve com este Firefox, em minhas outras maquinas ele funciona perfeitamente, o que pode ter de errado com esse aqui, pesquisei um pouco e achei a solução que vou compartilhar com vocês.

O Firefox como outros navegadores tem opções acessíveis diretamente no menu ferramentas, mas algumas funcionalidades mais avançadas so podem ser acessadas pelo about:config que se digita na barra de endereços, como se fosse uma pagina na net, e que fornece um mundo de opções para customizar seu navegador, e dentre estas a a opção para habilitar os gifs animados que algum programinha vagabundo que devo ter testado nessa maquina acabou desativando.

Para achar a chave que tenho que alterar e fácil copie >> image.animation_mode << e mande localizar no enu Editar > Localizar ( ou Ctrl + F) clique em cima da linha respectiva e substitua o valor da caixa de mensagem para normal, os valores que estão fora do padrão aparecem em negrito, e pronto voltou a funcionar mas cuidado pra não fazer besteria, como diz o aviso em latim do about:config:

Hic sunt dracones ( Aqui há dragões).

E se quiser acompanhar um pouco da historia do Firefox (Mozilla) digite (ou cole) about:mozilla na barra de endereços.

Imagens Dancolpisc,  Pesquisa mozdev.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *