A Primeira arte no computador uma Pin-Up

sage pinup

Nos idos anos 50 e 60, o medo de uma guerra nuclear era uma constante que quase se tornou realidade. E para proteger os EUA de um ataque, A força aérea Americana com o apoio do MIT e da IBM foi criado na o SAGE: Semi-Automatic Ground Environment, que com combinava em tempo real as  informações de radar e dados de voos pre programadas, vigiando 24 horas por dia o espaço aéreo americano.

21 centros com dois computadores AN/FSQ-7 que  ocupavam 4 andares de um prédio bem vigiado e sem janelas com uma área aproximada de 20242m, computadores A e B trabalhando em turnos de 12 horas já que manter 49000 válvulas eletrônicas funcionado 100% do tempo era impossível, ao custo de$238 milhão ($1.89 bilhão cada nos valores de hoje).

E neste ambiente que criou a primeira imagem conhecida de uma ser humano em computador, no caso uma Pin-Up digitalizada por um programador desconhecido da IBM de um calendário de dezembro de 1956, ou o a primeira imagem XXX da era da informática. Segundo Lawrence A. Tipton, que tirou a única foto polaroide da “girley1.” como era chamado na época o programa de teste extraoficial que confirmava que estava tudo funcionado corretamente, antes de se transferir o processamento da maquina A para B. Como pode se perceber a imagem é exibida em um console com uma tela de 19″ era criada por feixes de raios catódicos assim como em um osciloscópio, sem varredura vertical e horizontal como nos monitores de tv/pc, a imagem era formada por linhas de forma continua, com as informações vetoriais armazenas em 97 cartões perfurados de Hollerith, Segundo depoimentos de operadores da época as vezes se rodava o programa em dias de pouca ou nenhuma atividade e longe de oficiais superiores, os pais da procrastinação no computador!

sage calendario de 1956

“Eles vão rodar a “girley2” no console 4-1 em torno de 03;00 local.”

Existiu também posteriormente  em uma melhoria do “girley1.” o “girley2.” que era uma dançarina de Hula havaiana (hula girl ) que dependia de ações no console para dança e tocar musica nos Buzzer do console e tirar a saia com a pistola de luz, o primeiro programa erótico! Com musica digital binária (8 bits é muito) interativo e conceitualmente  touch screm! Infelizmente não existem (ate agora) fotos da hula girl.

O programa SAGE, foi não grande que partes dele você já viu em programas de televisão e cinema, como em o Galatica e Túnel do Tempo entre outros e mais recentemente em Independence Day, FlashForward,  Lost... lista completa qui.

Via boingboing.net/

Theatlantic.com

starringthecomputer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *