A Crise dos misseis de Cuba, 50 anos

A crise dos misseis de Cuba

Há 50 anos o mundo esteve em uma encruzilhada na historia em que um pequeno descuido ou insensatez poderia ter transformado a nossa vida atual em um filme pós-apocalíptico, assutador não é? Pois se imagine viver nessa época, os 13 dias em que o mundo congelou e se viu próximo da 3 guerra mundial. A crise dos misseis de Cuba,

 

que teve seu inicio em 16 de outubro de 1962 quando o famoso avião de observação U2 sobrevoou cuba em um voo de espionagem conseguiu identificar misseis soviéticos e a construção de silos de lançamento em território cubano, a apenas 150km do EUA. Uma clara retaliação contra a instalação de misseis na Itália Turquia e Inglaterra, juntamente com a vontade de Fidel de ter uma arma para se proteger contra as ameaça Americana ao regime da nova Cuba socialista de Fidel, uma pedra no sapato da América do Norte, como a malfadada invasão da baia dos porcos, um ano antes orquestrada pela Cia.

MRBM ss-4

Um baril de pólvora ou melhor dizer megaton Atômicos, que iriam moldar as relações internacionais no futuro, e que teve ate uma pequena participação brasileira nas negociações, uma peça histórica recriada para estimular a memoria. A biblioteca JFK, fez um site documentário interativo e multimídia que marca o 50º aniversário da crise dos mísseis cubanos. Clouds Over Cuba, que do mesmo jeito que “we choose the moon”, serve para acompanhar em real time -50 anos todos os acontecimentos da época, inclusive informações sigilosas que só vieram à tona recentemente, podendo ser acompanhado pelo twitter, facebook, e pelo seu smart-fone todos os acontecimentos chaves, uma lição de historia imperdível, e tem ate um curta que se passa em um 2012 alternativo em que o “se“ aconteceu, inquietante e ao mesmo tempo ótimo inicio para um livro de ficção.

Clouds Over Cuba para saber mais +.

{loadposition user7}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *