Chernobyl 25 anos

Ha 25 anos o mundo descobriu o fantasma da radiação, antes so imaginada em uma guerra nuclear, Chernobyl foi uma pequena amostra, fruto de erros humanos e projeto falho, que infelizmente marcou definitivamente a energia nuclear como sendo insegura,

e ate ajudou a selar o fim da União Soviética. Me lembro das filas de leite que tinha que pegar todo o dia para a mamadeira da Juju, já que o preço do leite tinha congelado na ‘baixa‘ pelo plano cruzado, obra de seu Sarney. E o governo importava leite em pó da europa para abastecer o mercado. Medo da contaminação radioativa.

 

Agora com a radiação muito mais controlada já é possível contratar um pacote turístico para a região, serio! Ideal para dar de presente para seu chefe ou cunhado. Visitar a cidade proibida de Prypyat, posar em frente ao sarcófago da usina de Chernobyl, e ver de longe a floresta vermelha altamente radioativa, mas não fique se gabando por sobreviver ao tur, você com certeza vai pegar milhões de vezes menos radiação que os 600.000 liquidadores de Chernobyl, ou os técnicos que mantiveram os reatores 1 2 e 3 funcionado ate o ano de 2000. é mais perigoso ir a alguns bairros, que ir la.

25 anos depois um acidente com potencial para ser 3 vezes pior acabou controlado com suas baixas e contaminação também, Fukushima. Fazer o que? Você esta usando eletricidade agora para ler isso, e cada vez mais pessoas vem ao mundo  vivem mais e consomem mais, a realidade aponta para as usinas nucleares como a solução imediata, sem as utopias eólicas e solares para curto prazo e com o nosso potencial hídrico já ameaçando o meio ambiente. Temos de aceitar a realidade nuclear, e criar políticas de estado para garantir a manutenção e competência  pelo menos na segurança das usinas.

Tour info losapos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *