Físicos brincam de trem

Este sorridente físico ( será o Eli Vance?) esta utilizando uma locomotiva de brinquedo (diesel modificada)

para transportar uma fonte de Califórnio-252 como fonte de nêutrons, para calibrar o reator de fusão toroidal no  Princeton Plasma Physics Laboratory.

Um reator de fusão, é a futura esperança de energia limpa, já que ele ao contrario de um reator de fissão que usa o decaimento de elementos radioativos, como o urânio, para a produção de energia elétrica. No reator de fusão se recria em um ambiente confinado por campos magnéticos de forma  toroidal ( rosquinha) a reação de fusão de átomos de deutério (isótopo do hidrogênio) da  mesma forma que no interior das estrelas, que são fundidos para formar  átomos de Hélio, liberando muita energia e sem lixo atômico, só Hélio para balões de festa.

“Nós necessários para aperfeiçoar a técnica de calibração para ter certeza de que estamos medindo nosso nêutrons com a maior precisão possível”, disse Ono Masa, o chefe de projeto da National Spherical Torus Experiment. Segundo ele este método de colocar a fonte de nêutrons em movimento aumenta a precisão da em um fator de 10 vezes do que uma fonte fixa, este método já foi utilizado anteriormente, mas não tinha internet para divulgar…

PS: O Califórnio-252 como produz poucos neutros lentos não vai deixar o trenzinho radioativo.

via  blog.makezine.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *