Eyes on the Earth 3D

A muitos anos a NASA já disponibilizava uma ferramenta pra visualizar os satélites que se encontram em órbita da terra o Jtrack 3d.

Mas agora a NASA esta atualizando o NASA’s Eyes on the Earth “Olhar sobre a Terra” com muitas novidades permitindo visualizar os dados recolhidos pelos satélites e em alguns casos com menos de uma hora.

O serviço está de volta e muito melhor. Esta experiência online agora oferece novas funcionalidades que permitem aos usuários visualizar os últimos dados vindo a partir de satélites da NASA – em alguns casos, com menos que algumas horas após a observação.

A interface 3d e criada usando um o plugin,  Unity Webplayer, que transforma seu navegador em um ambiente 3D em que o aplicativo da NASA vai funcionar. E neste ambiente que vamos ver todos os satélites operacionais da NASA em orbita da Terra (não tem nenhum espião…)  que atualmente são 15. Permitindo acompanhar em tempo real a movimentação dos satélites bem como visualizar do próprio ponto de vista do satélite, conhecer seus principais equipamentos, comparar seu tamanho com uma Porsche ou um cientista.

Mas o mais interessante e poder verificar alguns dados em tempo real como a altura do nível do mar, a concentração de dióxido de carbono na nossa atmosfera, a temperatura global e extensão do gelo marítimo no Ártico, tudo isso para podermos acompanhar o estado de saúde de em nossa nave mãe, Terra.

Por enquanto somente alguns satélites tem seus dados disponíveis no momento (featured) os outros devem vir em sequia, e  para quem tiver duvidas sobre o funcionamento tem vídeo explicativo sobre as sua principais caraterísticas (em inglês, sory…) explicado por Amber Jenkins.

E para complementar, o jogo interativo “Metropolis” em que você tem que achar as 10 cidades mais poluentes do globo em menos tempo.

Clique aqui para iniciar o “Eyes on the Earth 3D

Via JPL 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *