Tank on the moon. Lunokhod o primeiro robô explorador.

Tank on the moon. Lunokhod o primeiro robô explorador.
Este ano muito se falou dos quarenta anos da missão Apollo que levou o primeiro homem um passeio no lua, mas poucas referencias as conquistas Soviéticas da Antiga URSS, e do primeiro a Rover na lua o Lunokhod 1 e 2 que tiveram o recorde de distancia percorrida na superfície de um corpo celeste.

Para entender o básico Lunokhod que traduzindo para o inglês significa moonwalk, caminhada na lua que não é passo do Michael Jackson, foi idealizado pelo engenheiro militar Alexander Kemurdjian. Especialista  em tração de tanques de guerra e que acabou optando o  veiculo com oito rodas com tração independentes. Modelo de tração semelhante adotado pelos modernos Rovers em Marte.

Este desenho permitiu lidar com as limitações de corrente elétrica impostas pelos rudimentares painéis solares disponíveis na época e impedia o uso de lagartas. Um motor para cada roda foi a solução, pois elimina as perdas pela transmissão e seu peso. Esta solução é adotada em muitos projetos Hightech atuais. Outra vantagem é que se alguma  delas emperrasse ou travasse poderia ser   eliminadas por um dispositivo explosivo.

Se o rover Spirit tivesse 8 rodas como o Lunokhod!
Se o rover Spirit tivesse 8 rodas como o Lunokhod!

O Rover foi projetado para ser controlado via controle remoto da terra com incomodo atraso de 3 segundos entre o comando e a reação. E as imagens enviadas com uma taxa de atualização de  3,2   5,7  10,9 ou  21,1 segundos por frame! Se você já fica estressado em jogar com um fps de 30,  Não devia ser nada fácil.

Durante o dia lunar o painel solar, que parecia uma tampa de panela. Fornecia energia para suas viagens e durante a longa noite ela se fechava. Painel fechado para ajudar a manter os componentes eletrônicos em uma temperatura superior ao congelamento, aquecido através de um reator de Polônio 210 durante os 14 da noite lunar.

Por um infeliz acidente no foguete Protom que levava o Lunokhod, explodiu com todo a sua carga secreta na época. Atrasando o envio em mais de um ano “perdendo a corrida para a lua”.

Percurso do Lunokhod 1

O Lunokhod 1 alunissou abordo do Luna 17 no  Sea of Rains em 17 de Novembro as 03:47 UTC de  1970.

  • Novembro 17 – Novembro 22: rodou  197 m, tirou 14 fotos e  12 panorâmicas.
  • Dezembro 9 – Dezembro 22: 1,522 m

1971:

  • Janeiro  8 – Janeiro 20: 1,936 m
  • Fevereiro  8 – Fevereiro  19: 1,573 m
  • Março 9 – Março 20: 2,004
  • Abril 8 – Abril 20: 1,029 m
  • Maio 7 – Maio 20: 197 m
  • Junho 5 – Junho 18: 1,559 m
  • Julho 4 – Julho 17: 220 m
  • Agosto 3 – Agosto 16: 215 m
  • Agosto31 – Setembro 14: 88 m

O controle de terra encerou as comunicações com  Lunokhod 1 as 13:05 UT ,14 de  Setembro de , 1971. mantendo contato ate 4 de  Outubro dia do aniversario do Sputnik 1 Quando foi oficialmente desativado perfazendo 322 dias de exploração.

Percurso do Lunokhod 2

O em 15 de Janeiro foi a vez do Lunokhod 2  que tem o recorde de 35 km rodados em superfície extraterrestre

Mas infelizmente um acidente, somente recentemente esclarecido, levou ao fim o programa a de Rovers lunares russos. Ao entrar em uma cratera o painel solar foi invadido pela terra e na operação de fechamento para alonga noite ele isolou o resfriador do reator de polônio. O que fez que o interior aquecesse demasiadamente  ocasionando seu final prematuro.

Trajeto completo do Lunokhod 1 na lua.
Trajeto completo do Lunokhod 1 na lua.

O dois Rover e os Lunas respectivos foram comprados por  Richard Garriott. (só para dizer que tem uma propriedade fora da terra)  Uma  casa de praia no mar das chuvas.

Ao que parece o lunakod 1 desapareceu já que ele não consegue ser encontrado pelo lunar laser ranging experiments *.  já o 2 continua la.

Você pode ver todas as sondas lunares e as marcianas no Google maps e no Google Earth também ( muito melhor)

Para relembrar esses episódios agora quase esquecidos. Coloquei o documentário, Tank on the Moon*  que mostra o trabalho desses cientistas que ficaram anônimos ate o fim da união soviética. Sob o manto do segredos militares.

Infelizmente o video original com uma hora de duração de mesmo titulo do artigo desapareceu a muito tempo.

http://selena.sai.msu.ru/Home/moone.htm (panorâmicas)

http://www.space.com/scienceastronomy/060327_mystery_monday.html

Uma resposta para “Tank on the moon. Lunokhod o primeiro robô explorador.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *